quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

sábado, 4 de dezembro de 2010

você conhece CMap Tools ?


É um software desenvolvido pelo Intstituto for Human and Machine Cognition da The University of West Florida que tem como objetivo a elaboração de mapas conceituais.

Saiba mais !
Procure :

Como criar Mapas Conceituais utilizando o CmapTools ?!
Acesse um tutorial clicando na imagem abaixo:

MAPAS CONCEITUAIS


O QUE SÃO MAPAS CONCEITUAIS ?

Mapa conceitual é uma técnica de mapeamento para estabelecer relações entre conceitos e sistematizar conhecimentos significativos. Trata-se de um diagrama que apresenta conceitos inter-relacionados formando uma estrutura conceitual. As relações entre os conceitos são representadas por linhas que devem conter palavras-chave, cuja função é explicitar a natureza das mesmas. Cada conjunto formado por dois ou mais conceitos e uma ou mais palavras-chave formam uma proposição que evidencia o significado da relação conceitual representada (MOREIRA, 1997).










sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MAPAS CONCEITUAIS



O mapa conceitual foi criado pelo educador Joseph D. Novak em meados dos anos 70, como uma aplicação prática da teoria de aprendizagem de Ausubel.


Os mapas conceituais propiciam a representação de uma estrutura conceitual e suas diversas relações. Os mapas oferecem uma forma de registro flexível e dinâmica. A estrutura gráfica dos mapas permite registrar os conceitos por meio de palavras-chave e de relações estabelecidas por linhas.
Clique na imagem abaixo para ler a entrevista com GILDA HELENA CAMPOS sobre mapas conceituais.

O que se aprende com o projeto?

"O aluno aprende quando consegue aplicar conceitos de modo significativo. Pode-se dizer que o aluno tem mais facilidade de compreender o significado de um novo conceito quando consegue estabelecer relações e associá-lo com algo conhecido. Mas quando ocorre a aprendizagem significativa?Segundo Ausubel (1982), a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.O conhecimento prévio (conceitos, ideias, proposição, representação) faz parte da estrutura cognitiva do aluno. Esse conhecimento prévio, denominado por Ausubel de subsunçor, funciona como “âncora” para os novos conhecimentos.A aprendizagem significativa é um processo dinâmico no qual os alunos compreendem algo desconhecido através de relações estabelecidas com o que eles já conhecem. Daí a importância de o professor, durante a sua prática pedagógica, conhecer e valorizar o conhecimento prévio do aluno. "