quarta-feira, 30 de maio de 2012

Objetos de aprendizagem a serviço do professor



Objetos de aprendizagem a serviço do professor

LO é a sigla que pode transformar para melhor a forma de ensino-aprendizagem em sala de aula. Abreviatura de “learning objects” ou, em português, objetos de aprendizagem, a tecnologia já possui boas iniciativas nessa área em escolas do Brasil e do mundo, com resultados promissores.

A boa notícia é: professores continuam sendo os protagonistas. Nada de substituí-los por máquinas nem relegá-los a papéis coadjuvantes. Ao contrário, com os objetos de aprendizagem os docentes passam a ter uma ferramenta poderosíssima para transformar o aprendizado em um grande prazer para os alunos.

Para desvendar esse mundo e descobrir como eles são úteis no dia-a-dia, batemos um papo com César Nunes, educador que está desenvolvendo o projeto Objetos de Aprendizagem na Escola do Futuro da USP.

Também conversamos com Alexandre Gallota, que é o especialista em técnicas e processo de orientação desse projeto.
Continue a ler a reportagem

Você sabe o que significa DOMÍNIO PÚBLICO ?


Pode ocorrer quando o autor disponibiliza o uso de suas obras gratuitamente (“software” livre é um bom exemplo); quando o criador ou inventor morre e não deixa herdeiros; ou quando se trata de autor desconhecido.
Os direitos do autor de uma obra não são eternos. Via de regra eles expiram 70 anos após a sua morte, passando assim, para o domínio público.

Sendo assim, Domínio Público ocorre quando não incidem mais direitos autorais do autor sobre sua obra, podendo, portanto, ser reproduzida livremente por qualquer pessoa. A obra pode ser copiada sem a autorização do autor, editor ou de quem os representem.Porém , as pessoas não podem tomar para si as obras dos outros só porque caíram em domínio público.Existem os “direitos morais” , que implicam na obrigação de quem cita ou utiliza textos, fotos ou filmes, por exemplo, mencionar a sua autoria. Assim, se tratar-se de um texto, deve-se dizer quem o escreveu e o nome da obra original.

Tais obras,também denominadas “bens culturais”, dizem respeito à expressão intelectual ou cultural, como os livros, as monografias, os roteiros, meros textos, letras de música, obras audiovisuais, músicas, fotografias, desenhos, histórias em quadrinhos e por aí vai.

Só para não esquecer: De regra, os direitos autorais duram por setenta anos contados a partir do ano seguinte ao do falecimento do autor.


Aproveite e conheça o portal DOMÍNIO PÚBLICO e acesse uma infinidade de obras maravilhosas !



segunda-feira, 28 de maio de 2012

sábado, 26 de maio de 2012


POSTAR HOT POTATOES NO BLOG É UMA BANANA A SER DESCASCADA ! rssss

terça-feira, 22 de maio de 2012

HOT POTATOES


Você já ouviu falar em HOT POTATOES ?! 
Trata-se de um programinha bem legal que ajuda a criar atividades para seus alunos,envolvendo questões de múltipla escolha,ordenação de frases e palavras,quiz,cruzadinhas,preenchimento de lacunas, e muito mais. 
O mais legal é que as atividades podem ficar enfeitadinhas e com funcionalidade de navegação.Tudo o que você cria nesse completíssimo pacote de utilitários, pode ser exportado para HTML, para posterior uso em páginas de internet e blogs.

Quer aprender ? Ainda tenho vaga na turma de 3ª feira às 13h a partir do dia 05 de Junho de 2012. 
Requisitos: Professor da Rede Pública (Estadual/Municipal)
                     Domínio de Informática Básica


Acesse o SAPI e realize sua inscrição !




segunda-feira, 21 de maio de 2012

IMIGRANTE OU NATIVO DIGITAL ?


Você já escutou esses termos ? Sabe o que significam?
Pois é...
Vamos supor que uma pessoa nasce num país,passa a maior parte de sua vida sob os costumes regras e valores do mesmo e de repente se vê obrigada a migrar para outro país. Ele então arruma as malas e vai ! Mas mesmo que o tempo passe,esse imigrante jamais será um nativo do país que habita atualmente.Ele manterá alguns costumes,sotaques etc. Já para o verdadeiro NATIVO,o país,as pessoas,a língua, os costumes os valores são todos naturais.
No mundo digital acontece o mesmo. Quem nasceu com a tecnologia,por volta da década de 80 ,os chamados NATIVOS DIGITAIS , se sente bem mais à vontade com o computador,os termos e as delícias da tecnologia digital existente no mundo atual . Já o IMIGRANTE DIGITAL tem que fazer um esforço para conviver com os conceitos atuais ou simplesmente não se conformam com as mudanças apesar de serem obrigados a se adaptarem.
É fácil reconhecer um imigrante digital através da observação das atitudes da pessoa.Por exemplo : ela imprime e-mails para ler melhor,liga para o remetente pra saber se ele recebeu o e-mail enviado,escreve um texto no papel antes de postar,prefere livros impressos e muitas outras atitudes que nós mesmos que estamos lendo/ digitando,adotamos sem perceber.
No caso dos nativos ,isso praticamente não existe. 

Quer saber onde você se encaixa? 






Quer aprofundar seus conhecimentos acerca do tema em questão ? 

Nativos Digitais x Aprendizagens : um desafio para a escola

Em tempos de nativos digitais: a inovação educacional

Por que inovar na educação?
Paloma Epprecht e Machado & Renata Mandelbaum*



Nossa sociedade está em constante mutação. Nesse caso, se a educação não acompanhar o ritmo, ficará fora de sintonia com a sociedade e sua qualidade será considerada aquém do desejável. Logo, não é admissível que, em uma sociedade em constante mudança, a educação permaneça imutável.

A questão é quão radicais, ou inovadoras, devem ser as mudanças a serem introduzidas em nossa educação.

“Mudança Educacional” e “Inovação Educacional” são expressões que estão em moda. Nicholas Negroponte, emseminário realizado em 2004, defendeu a tese de que o grau de inovação, ou a radicalidade, nas mudanças que decidimos promover na educação é inversamente proporcional à qualidade que atribuímos ao sistema escolar. Se consideramos o sistema escolar excelente, não nos arriscaremos a introduzir grandes inovações ou mudanças radicais nele. Mas se o considerarmos ruim, admitiremos um grau muito maior de inovação nas mudanças que consideramos necessárias ou aceitáveis.

Bê-a-bá da Internet

No site EDUCA REDE da Telefônica você encontra dicas básicas e imprescindíveis para repassar para iniciantes no Universo tecnológico ou mesmo tirar suas dúvidas.
Vale a pena acessar !

Clique na imagem e acesse diretamente daqui:


Boa Aventura !

Não existe nada mais prático do que uma boa teoria”. (Kurt Lewin)


Celebração das bodas da razão com o coração.
“Para que a gente escreve, se não é para juntar nossos 
pedacinhos? Desde que entramos na escola ou na igreja, a 
educação nos esquarteja: nos ensina a divorciar a alma do corpo 
e a razão do coração.
Sábios doutores de Ética e Moral serão os pescadores das 
costas colombianas, que inventaram a palavra sentipensador 
para definir a linguagem que diz a verdade.”
(Eduardo Galeano)


quinta-feira, 10 de maio de 2012

O QUE É VÍRUS ?


PELA INTERNET - Gilberto Gil

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleja ...(2x)
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão
Eu quero entrar na rede para contatar
Os lares do Nepal,os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar

PELA INTERNET

 

Andei pelo youtube e encontrei um vídeo bem legal !
Espero que vocês também gostem...

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Não canse quem te quer bem

Uns mais, outros menos, todos passam dos limites na arte de encher os tubos ... Foi durante o programa Saia Justa que a atriz Camila Morgado, discutindo sobre a chatice dos outros (e a nossa própria), lançou a frase: Não canse quem te quer bem. Diz ela que ouviu isso em algum lugar, mas enquanto não consegue lembrar a fonte, dou a ela a posse provisória desse achado. Não canse quem te quer bem. Ah, se conseguíssemos manter sob controle nosso ímpeto de apoquentar. Mas não. Uns mais, outros menos, todos passam do limite na arte de encher os tubos. Ou contando uma história que não acaba nunca, ou pior: contando uma história que não acaba nunca cujos protagonistas ninguém ouviu falar. Deveria ser crime inafiançável ficar contando longos causos sobre gente que não conhecemos e por quem não temos o menor interesse. Se for história de doença, então, cadeira elétrica. Não canse quem te quer bem. Evite repetir sempre a mesma queixa. Desabafar com amigos, ok. Pedir conselho, ok também, é uma demonstração de carinho e confiança. Agora, ficar anos alugando os ouvidos alheios com as mesmas reclamações, dá licença. Troque o disco. Seus amigos gostam tanto de você, merecem saber que você é capaz de diversificar suas lamúrias. Não canse quem te quer bem. Garçons foram treinados para te querer bem. Então não peça para trocar todos os ingredientes do risoto que você solicitou – escolha uma pizza e fim. Seu namorado te quer muito bem. Não o obrigue a esperar pelos 20 vestidos que você vai experimentar antes de sair – pense antes no que vai usar. E discutir a relação, só uma vez por ano, se não houver outra saída. Sua namorada também te quer muito bem. Não a amole pedindo para ela posar para 297 fotos no fim de semana em Gramado. Todo mundo já sabe como é Gramado. Tirem duas, como lembrança, e aproveitem o resto do tempo. Não canse quem te quer bem. Não peça dinheiro emprestado pra quem vai ficar constrangido em negar. Não exija uma dedicatória especial só porque você é parente do autor do livro. E não exagere ao mostrar fotografias. Se o local que você visitou é realmente incrível, mostre três, quatro no máximo. Na verdade, fotografia a gente só mostra pra mãe e para aqueles que também aparecem na foto. Não canse quem te quer bem. Não faça seus filhos demonstrarem dotes artísticos (cantar, dançar, tocar violão) na frente das visitas. Por amor a eles e pelas visitas. Implicâncias quase sempre são demonstrações de afeto. Você não implica com quem te esnoba, apenas com quem possui laços fraternos. Se um amigo é barrigudo, será sobre a barriga dele que faremos piada. Se temos uma amiga que sempre chega atrasada, o atraso dela será brindado com sarcasmo. Se nosso filho é cabeludo, “quando é que tu vai cortar esse cabelo, guri?” será a pergunta que faremos de segunda a domingo. Implicar é uma maneira de confirmar a intimidade. Mas os íntimos poderiam se elogiar, pra variar. Não canse quem te quer bem. Se não consegue resistir a dar uma chateada, seja mala com pessoas que não te conhecem. Só esses poderão se afastar, cortar o assunto, te dar um chega pra lá. Quem te quer bem vai te ouvir até o fim e ainda vai fazer de conta que está se divertindo. Coitado. Prive-o desse infortúnio. Ele não tem culpa de gostar de você. MARTHA MEDEIROS