quarta-feira, 3 de novembro de 2010

FRONTEIRAS DIGITAIS

A geração digital e está aí...
Minha amiga Silvana(Nininha para os íntimos )costuma dizer que as crianças hoje já nascem com chip. O que é uma grande verdade. Daqui a alguns dias, virão equipadas com GPS também...
E nós , na escola, como estamos lidando com esses maravilhosos seres que já nascem cheios de informações ?! O que estamos fazendo para lidar com os novos modos de pensar,agir e aprender que caracteriza essa GERAÇÃO DIGITAL ? Como nos posicionamos diante dessas fronteiras digitais,principalmente na escola?

8 comentários:

  1. Observo que se por um lado é correta a afirmação de que os mais novos já parecem nascer com chip, muitos utilizam a tecnologia de maneira caótica e pouco produtiva.
    Acho que o importante é desmistificar a tecnologia como algo “difícil” para a maioria dos mortais e em nosso trabalho qualificar o uso dessa tecnologia.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, nós educadores convivemos com uma nova geração - Os "nativos digitais", diferentemente de nós que estamos num processo de imigração digital, os nosso alunos vivem em geral mergulhados na tecnologia. Mas, de que forma? Apenas consumidores? Temos que aguçá-los para o uso consciente das TICs, como uma forma de interagir mas, também como mecanismo de aprendizagem, de inserção social e democratização do conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Maria Júlia Oliveira disse...
    Em verdade, o conhecimento já vem sendo construído por cada ser humano desde o nascimento. Temos vários exemplos de pessoas que dizem que aprenderam na “Universidade da Vida”. Acredito, então, que precisamos ter consciência do processo de construção deste conhecimento. A vantagem competitiva só se estabelece quando temos condições de aplicar o conhecimento.
    O aluno da chamada "geração digital", aquela que se transporta da tela da televisão para a do computador, faz com que o professor da sociedade da informação - na sala de aula - se conscientize de que está diante de um novo público.

    ResponderExcluir
  4. Com a velocidade com que as informações digitais chegam a nós professores, no faz ter um posicionamento diferenciado perante nossos alunos, praticamente nos obrigando a grandes desafios na maneira de comunicar, agir, pensar e aprender, implicando no processo de ensino e aprendizagem. Ao interagir, buscamos satisfazer os ideais desses maravilhosos seres, os quais trocamos um intercâmbio de aprendizagem, através das FRONTEIRAS DIGITAIS.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente a tecnologia se faz presente no cotidiano de todos, seja no ambiente familiar e/ou profissional. Na comunidade escolar temos a "geração das TICs" que são os alunos e a "geração aprendendo e ensinando com as TICs" que são os educadores, na busca de novos paradigmas educacionais, para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico. É um desafio para todos, mas é preciso entrar nesta "onda da tecnologia".

    ResponderExcluir
  6. Com toda certeza essa geração mais novinha, antes mesmo de aprender a andar ,já conhece o mouse e o computador, eles nasceram na geração internet e por isso conseguem ter muita facilidade para assimilar as novas tecnologias e com isso temos por obrigação nos atualizarmos e cada vez mais buscar o aprendizado para que nossos alunos continuem confiantes em nós.E que as fronteiras digitas não nos deixem afastados, que essas fronteiras nunca sejam “barreiras”.

    ResponderExcluir
  7. Com o passar dos anos a tecnologia esta cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, seja na área da educação, medicina, compra e venda pela internet ou no uso doméstico. A utilização do computador é algo comum nos dias de hoje, sem falar do uso do celular. Atualmente, com o fácil contato e aquisição de tais tecnologias, crianças e adolescentes estão deixando para trás velhos hábitos. Pode-se afirmar que o comportamento da sociedade mudou devido às influências tecnológicas.

    Reflexão: "Em torno à cultura da realidade virtual, está emergindo a geração do ponto - com, que não valoriza a história nem o contexto, porque o mundo é uma tela onde a vida se apresenta como espetáculo" (SILVA, 2004).

    ResponderExcluir
  8. Há uma necessidade muito grande e urgente, de reformulação dos currículos e planejamentos, para fazermos com que a educação ganhe maior atenção dos alunos. Tornar a escola e a sala de aula, um lugar agradável e interessante, é necessário.
    Passamos por mudanças e precisamos nos empenhar para vencermos as barreiras tecnológicas e acompanharmos a evolução.

    ResponderExcluir