Analise o diálogo entre dois
professores:
Professor 1: Trabalhei dois meses com projetos e não sei
o que os
alunos aprenderam.
Professor 2: Meus alunos aprenderam a escrever textos no
computador, inserir figuras, a navegar na Internet, trazer novas informações,
trocar idéias com os colegas...
Professor 1: Mas, sobre conceitos formais relacionados às áreas de
conhecimento, o que será que o aluno aprendeu?
|
|
Essas colocações dos professores
nos levam a questionar sobre:
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento
do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do
currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Hoje só faz sentido um conceito de currículo situado historicamente, que
trabalha tanto com o conhecimento organizado, sistematizado, aceito
socialmente e selecionado em estruturas previamente concebidas como do
conhecimento que o aluno traz de seu contexto, da vida, mas que não se limita
ao conhecimento cotidiano. Logo, o currículo não é apenas uma lista de
conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na
aplicação do conhecimento a experiências do cotidiano.
|
O objetivo deste Blog é criar um espaço de desmistificação da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação.A introdução das tecnologias na educação pode gerar resultados positivos e negativos, de acordo com uso que o professor fizer das mesmas . Daí a necessidade de belas discussões e estudos acerca do tema em questão.Afinal,as telinhas(TV,vídeo,computador,celulares etc.) ajudam ou atrapalham o professor em sua sala de aula?!
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
O que é currículo,afinal?!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário