segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O que é currículo,afinal?!



Analise o diálogo entre dois professores:
Professor 1: Trabalhei dois meses com projetos e não sei 
o que os alunos aprenderam.
Professor 2: Meus  alunos aprenderam a escrever textos no computador, inserir figuras, a navegar na Internet, trazer novas informações, trocar idéias com os colegas...
Professor 1: Mas, sobre conceitos formais relacionados às áreas de conhecimento, o que será que o aluno aprendeu?


Essas colocações dos professores nos levam a questionar sobre:

O que é currículo? 
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? 
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

 Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Hoje só faz sentido um conceito de currículo situado historicamente, que trabalha tanto com o conhecimento organizado, sistematizado, aceito socialmente e selecionado em estruturas previamente concebidas como do conhecimento que o aluno traz de seu contexto, da vida, mas que não se limita ao conhecimento cotidiano. Logo, o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiências do cotidiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário