
O objetivo deste Blog é criar um espaço de desmistificação da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação.A introdução das tecnologias na educação pode gerar resultados positivos e negativos, de acordo com uso que o professor fizer das mesmas . Daí a necessidade de belas discussões e estudos acerca do tema em questão.Afinal,as telinhas(TV,vídeo,computador,celulares etc.) ajudam ou atrapalham o professor em sua sala de aula?!
O mapa conceitual apresentado define multimídias na educação de forma sintetizada e de fácil compreensão.
ResponderExcluirAcho que seria interessante fazermos (nós OTs)uma oficina, no início do próximo ano letivo, com os professores da escola sobre Mapas Conceituais e sugestões de como utilizar em cada disciplina. Na pós de Tecnologias na Educação, pude utilizar os Mapas Conceituais, e vejo como uma ferramenta riquíssima para os alunos, não só mostrarem o que aprenderam sobre determinado assunto abordado em aula, mas para construir novos conceitos ligados ao que ele já sabe. Vou sugerir a direção da escola, fazer a oficina.
ResponderExcluirQuando li sobre os mapas conceituais logo associei com a questão da construção do conhecimento. Acho que isso é o grande diferencial ao que seria apenas um organograma já que visualmente podem se parecer muito. Há cerca de quinze anos uma professora da pós já nos falava do pensamento em rede e a cada dia me convenço que é assim que construímos nossos conceitos, não linearmente, não todos da mesma forma.
ResponderExcluirQuando li sobre os mapas conceituais logo associei com a questão da construção do conhecimento. Acho que isso é o grande diferencial ao que seria apenas um organograma já que visualmente podem se parecer muito. Há cerca de quinze anos uma professora da pós já nos falava do pensamento em rede e a cada dia me convenço que é assim que construímos nossos conceitos, não linearmente, não todos da mesma forma.
ResponderExcluir