sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MAPAS CONCEITUAIS



O mapa conceitual foi criado pelo educador Joseph D. Novak em meados dos anos 70, como uma aplicação prática da teoria de aprendizagem de Ausubel.


Os mapas conceituais propiciam a representação de uma estrutura conceitual e suas diversas relações. Os mapas oferecem uma forma de registro flexível e dinâmica. A estrutura gráfica dos mapas permite registrar os conceitos por meio de palavras-chave e de relações estabelecidas por linhas.
Clique na imagem abaixo para ler a entrevista com GILDA HELENA CAMPOS sobre mapas conceituais.

2 comentários:

  1. A entrevista com Gilda Helena relata o mapa conceitual como auxiliar no processo ensino-aprendizagem.
    O mapa conceitual oferece a oportunidade de um aprendizado colaborativo, onde tanto o professor quanto o aluno, tem oportunidades de refletir sobre determinado conteúdo e fazer de forma dinâmica as alterações necessárias, já que é possível utilizar um ambiente virtual.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante o vídeo sobre como fazer um mapa: http://www.youtube.com/watch?v=9W_lo8-TszI

    ResponderExcluir