O objetivo deste Blog é criar um espaço de desmistificação da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação.A introdução das tecnologias na educação pode gerar resultados positivos e negativos, de acordo com uso que o professor fizer das mesmas . Daí a necessidade de belas discussões e estudos acerca do tema em questão.Afinal,as telinhas(TV,vídeo,computador,celulares etc.) ajudam ou atrapalham o professor em sua sala de aula?!
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
O que se aprende com o projeto?
"O aluno aprende quando consegue aplicar conceitos de modo significativo. Pode-se dizer que o aluno tem mais facilidade de compreender o significado de um novo conceito quando consegue estabelecer relações e associá-lo com algo conhecido. Mas quando ocorre a aprendizagem significativa?Segundo Ausubel (1982), a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.O conhecimento prévio (conceitos, ideias, proposição, representação) faz parte da estrutura cognitiva do aluno. Esse conhecimento prévio, denominado por Ausubel de subsunçor, funciona como “âncora” para os novos conhecimentos.A aprendizagem significativa é um processo dinâmico no qual os alunos compreendem algo desconhecido através de relações estabelecidas com o que eles já conhecem. Daí a importância de o professor, durante a sua prática pedagógica, conhecer e valorizar o conhecimento prévio do aluno. "
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente é muito importante o professor integrar os conhecimentos ao cotidiano dos educandos, pois assim possibilita uma aprendizagem dinâmica e efetiva.
ResponderExcluirO projeto nos aproxima dos alunos e nos faz realizar tarefas, que a princípio são complicadas, mas com a integração de alunos , professores, direção e boa vontade vencemos as barreiras e atingimos nossos objetivos.
ResponderExcluirTrabalhar com Projetos torna o aprendizado significativo para o aluno, pois o conhecimento é construído por ele, partindo de suas vivências para construir novos conceitos, com a orientação do professor, que assume uma nova postura. Aquela escola que só trabalha com conceitos prontos, livros, quadro de giz, e cópias em cadernos, já não satisfaz mais o aluno, que está acostumado a uma vida muito mais dinâmica, proporcionada pelas tecnologias. Para acompanhar este avanço, trabalhar com projetos torna muito mais significativa a tarefa de aprender.
ResponderExcluirJudy