segunda-feira, 21 de maio de 2012

IMIGRANTE OU NATIVO DIGITAL ?


Você já escutou esses termos ? Sabe o que significam?
Pois é...
Vamos supor que uma pessoa nasce num país,passa a maior parte de sua vida sob os costumes regras e valores do mesmo e de repente se vê obrigada a migrar para outro país. Ele então arruma as malas e vai ! Mas mesmo que o tempo passe,esse imigrante jamais será um nativo do país que habita atualmente.Ele manterá alguns costumes,sotaques etc. Já para o verdadeiro NATIVO,o país,as pessoas,a língua, os costumes os valores são todos naturais.
No mundo digital acontece o mesmo. Quem nasceu com a tecnologia,por volta da década de 80 ,os chamados NATIVOS DIGITAIS , se sente bem mais à vontade com o computador,os termos e as delícias da tecnologia digital existente no mundo atual . Já o IMIGRANTE DIGITAL tem que fazer um esforço para conviver com os conceitos atuais ou simplesmente não se conformam com as mudanças apesar de serem obrigados a se adaptarem.
É fácil reconhecer um imigrante digital através da observação das atitudes da pessoa.Por exemplo : ela imprime e-mails para ler melhor,liga para o remetente pra saber se ele recebeu o e-mail enviado,escreve um texto no papel antes de postar,prefere livros impressos e muitas outras atitudes que nós mesmos que estamos lendo/ digitando,adotamos sem perceber.
No caso dos nativos ,isso praticamente não existe. 

Quer saber onde você se encaixa? 






Quer aprofundar seus conhecimentos acerca do tema em questão ? 

Nativos Digitais x Aprendizagens : um desafio para a escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário